fbpx

Você Não Vai Dar Certo na Fotografia

Obviamente o título do post inaugural do blog é um CLICKBAIT, embora eu e muitos outros fotógrafos já tenhamos ouvido essa mesma frase.

Minha sugestão: não dê ouvidos a quem diz que tu não vais dar certo. Mas o motivo desse post é outro:

Por que os Fotógrafos Não Dão Certo?

Hoje é óbvio pra mim. Se a resposta pra essa pergunta não é óbvia pra ti, segue comigo que eu vou te contar o porquê de, na minha opinião, alguns fotógrafos conseguirem seus objetivos e outros não.

Mas, antes de tudo, já aviso: a resposta não é porque Fulano tem a câmera X e o Ciclano tem a lente Y. Equipamento ajuda, mas não é isso.

Eu tenho muitos alunos que ou já estão vivendo 100% da fotografia ou estão muito próximos disso. Alguns têm equipamentos mais “básicos”, como Canon T5, 50mm e flash + softbox, e conseguem ótimos resultados. Estão seguindo o seu planejamento à risca, estão com as metas sendo cumpridas sempre ou quase sempre. Olhando os mais de 200 alunos que acompanho no Ensaio Externo de A a Z Online, fica muito fácil ver por qual motivo alguns dão certo e outros não.

E a resposta é mais simples do que parece: orientação correta e comprometimento.

Foto: Paulo Henrique – https://www.instagram.com/pauloz_fotografias/

Explico:

se tornar uma referência na fotografia de ensaios não é como correr 100 metros rasos. É como correr uma maratona.

Não acontece do dia pra noite: é um processo lento. Exige dedicação diária e um rumo certo pra seguir. Outro bom comparativo é com emagrecimento. Não adianta fazer uma dieta maluca num mês e no mês seguinte jogar tudo pro alto; é preciso fazer uma reeducação alimentar. E não só isso: ser acompanhado pelo profissional e orientado da maneira correta, fazendo as correções necessárias no meio do caminho, faz toda a diferença na qualidade e velocidade dos resultados obtidos.

E o que as pessoas que emagrecem e conseguem se manter no peso têm em comum? Orientação e Comprometimento.

Foto: Graci Simões | https://www.instagram.com/gracielesimoesfotografia/

E, assim como nas dietas, a fotografia também está cheia de super promessas de enriquecer fácil, de ter chuva de clientes com uma receita mágica. E os fotógrafos seguem indo atrás dessas receitas milagrosas sem se dar conta do óbvio: sem um acompanhamento de alguém que já chegou lá e sabe quais caminhos seguir, é muito mais difícil ter o tal comprometimento de que venho falando e também acertar nas tomadas de decisão da carreira de fotógrafo.

Começo de ano é momento de fazer promessas, de fazer planos. E as minhas melhores recomendações pra ti são

  1.  busque um mentor para seguir. Escolha alguém que admire o trabalho e se espelhe nesta pessoa.
  2.  te compromete a colocar em prática o que aprender todas as semanas.

São coisas simples, como sair pra fotografar toda semana, colocar em prática alguma técnica nova toda semana, assistir a aulas de fotografia toda semana, sair pra prospectar parcerias e novas fontes de clientes toda semana, rodar anúncios no Facebook e Google toda semana, produzir conteúdos pro site, blog e insta toda semana.

Foto: Franco Correa | https://www.instagram.com/fcorreafotografia/

Lembra quando falei que fotografia é maratona e não 100 metros rasos? Não adianta fazer essas coisas simples por 2 semanas. É preciso fazer por 42 semanas do ano. Imagine esse tempo como uma gravidez – a gestação de um novo fotógrafo.

Foto: Mateus Antônio https://www.instagram.com/matt_antonio0/

A receita é simples e está aí na tua frente. Mas é preciso comprometimento para conseguir executar e não deixar a peteca cair. E orientação para aprender técnicas novas e ter um retorno sobre os erros e acertos.

E por que eu vejo os meus alunos do Ensaio Externo de A a Z tendo tanto resultado?

Por causa dos grupos de acompanhamento. É uma forma sensacional de estar em contato com quem coloca em prática, com quem executa, com quem quer fazer dar certo. Todas as semanas recebendo dicas e ideias do que fazer, toda semana em contato com quem tem os mesmos objetivos que tu tens. Esse senso de comunidade, de todos se ajudando, é o grande diferencial das turmas do AZ. Claro que o conteúdo do curso é bom, é direto ao ponto e ensina o que precisa ser ensinado. Mas o comprometimento de começar e não largar tudo no meio do caminho vem dessa comunidade de fotógrafos que se ajuda e resolve dúvidas.

Foto: Gustavo Tabosa | https://www.instagram.com/gustavotabosafotografo/

Dia 3 de fevereiro eu abro uma nova oportunidade para que tu te comprometas. São 2 anos de acompanhamento para te tornar uma referência na fotografia de ensaios. Faz o pré-cadastro e vem comigo nessa jornada de aprendizado, evolução e dedicação.

Grande abraço e até lá.

Lucas Cavalheiro

 

ps: todas as fotos que ilustram este post são de alunos do Ensaio Externo de A a Z Online. As técnicas e conceitos que envolvem a criação desses estilos de fotografia são ensinados no curso.

9 comentários em “Você Não Vai Dar Certo na Fotografia”

  1. Quero entender com funciona, pois estou num momento de transição do meu emprego fixo para me transformar em empreendedor.

    Empreender na fotografia e também busco outros negócios/outras rendas.

    Neste Janeiro deixei de trabalhar de segunda a sexta no emprego fixo e vou trabalhar apenas 3 dias por semana (segunda, quarta e sexta).

    1. Oi, Paulo. Sobre o AZ Online, é um curso sobre ensaios em que o foco é te transformar em uma referência na fotografia. Isso através do estudo da luz, composição, direção de modelos, produção de moda, tratamento de imagem, marketing e vendas.

      Se ainda não fez o pré-cadastro, faz e assiste os vídeos que tem na página de confirmação. Vais ter um bom panorama do que é o curso por dentro.

  2. Paola Alexandrina de Faria Rodrigues

    Você me motiva,eu vejo e leio tudo que posta
    Você é o fotógrafo que mais me endentifiquei
    Por muitos que vi e me recomendaram seguir
    Você é o único que paro pra assistir tudo que faz
    Sucesso cara você merece o mundo… parabéns

  3. Felipe Russomano Ramos

    Quero dar uma produçao a mais na minha fotografia. Aprender mais sobre iluminaçao e direçao. Mas, principalmente, como empreender. Preciso me dedicar mais a cursos esse ano. E, nada melhor do que começar por aqui. Onde faço o pre cadasrto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *